quinta-feira, 3 de março de 2011

Moradias irregulares dominam baixos do viaduto Pacheco e Chaves

Sex, 10 de Setembro de 2010 10:37 Gerson Rodrigues
Além dos vários barracos de madeira prontos, há outros em construção. Este é, de novo, o cenário dos baixos do viaduto Pacheco e Chaves, que serve de acesso para usuários da estação Ipiranga de trem. Há cerca de três anos, a Prefeitura fez uma grande ação de remoção das famílias que viviam no trecho, mas, segundo os munícipes, a falta de fiscalização constante permite a reocupação do espaço público. Outra dificuldade enfrentada por quem utiliza o trecho é a ausência de iluminação, o que torna o local perigoso. 
Além das moradias, a reportagem também encontrou comércios improvisados, como bares e mercearias. Bebidas, alimentos, entre outros produtos são comercializados livremente. Um dos estabelecimentos utiliza a calçada para manter mesas e cadeiras, obrigando os pedestres a trafegarem pela rua.
 A situação gera indignação a quem utiliza o trecho para acessar a estação de trem. “À noite é bastante crítico. A escuridão facilita a presença de usuários de droga e assaltantes. Muita gente se concentra nos botecos na entrada da estação. Bandidos podem estar disfarçados esperando para agir”, declara uma empregada doméstica que utiliza diariamente a parada Ipiranga.
Outro problema nos baixos do viaduto é a sujeira. Muito lixo divide espaço com as precárias moradias e o esgoto corre a céu aberto, além de uma carcaça de carro abandonada que acumula entulho e serve de abrigo para animais. “Como a Prefeitura deixa a situação chegar nesse ponto? Alguma coisa precisa ser feita para acabar com esses barracos e restabelecer a ordem no local”, relata outra usuária da estação de trem.A Folha entrou em contato com a Subprefeitura de Vila Prudente/Sapobemba, que não se pronunciou até o fechamento desta edição. O Departamento de Iluminação (Ilume) também foi questionado sobre a escuridão no trecho, mas também não encaminhou resposta.
http://www.folhavp.com.br/acontece-na-regiao/170-moradias-irregulares-dominam-baixos-do-viaduto-pacheco-e-chaves-.html

Um comentário:

  1. Os vazio urbanos produzidos pela construção de viadutos, são fontes de muitos problemas nos espaços públicos da cidade, estando sujeitos a ocupação pela população de baixa renda, pelo crescimento do comércio informal e a insegurança pública. Isso ocorre devido ao descaso da prefeitura em manter uma fiscalização eficiente nesses locais e pela desvalorização da região ocasionada pela implantação do complexo viário.

    ResponderExcluir